quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ALMOXARIFADO DE FERRAMENTAS



O almoxarifado abriga as funções de armazenamento e controle de materiais e ferrramentas, devendo situar-se idealmente próximo a três outros locais do canteiro, de acordo com a seguinte ordem de prioridade: ponto de descarga de caminhões, elevador de carga e escritório



layout interno do almoxarifado de ferramentas









O almoxarifado guarda as ferramentas de propriedade da construtora, EPIs, e estoques pequenos de alto valor unitário( como cabos e conexões elétricas). O almoxarifado deve ser mantido limpo e arrumado como mostra as fotos abaixo:



almoxarifado de uma obra






almoxarifado de uma obra de grande porte


Deve-se observar que o volume estocado é variável ao longo da execução da obra, de modo que, em relação à fase inicial da obra pode haver necessidade de ampliar a área disponível nas fases seguintes em duas ou mais vezes. Em obras de aproximadamente 1600m² a área média do almoxarifado, para as situações mais desfavoráveis ao longo da execução, é de 27m².


OBS: Prever para o almoxarifado um estojo com materiais de primeiros socorros e extintor de incêndios.

almoxarifado com extintor de incêndios

ALMOXARIFADO DE EMPREITEIROS



O almoxarifado de empreiteiros deve empreiteiros, além de equipamentos de transporte relativos ao serviço específico do empreiteiro.



Quanto à sua dimensão o almoxarifado de empreiteiros deve medir em média 30m² para empreiteiros de hidáulica e elétrica, caso façam guarda de materiais de grandes dimensões(tubos).

DEPÓSITO DE ENTULHO

Em relação ao depósito de entulho, deve existir um local específico para tal fim, seja uma caçamba basculante (como mostra a figura abaixo) ou uma baia semelhante as baias de arma zenamento de agregados.









O depósito de entulho deve situar-se próximo ao local de descarga do entulho, ou seja, junto à saída do tubo coletor ou próximo ao elevador de carga, em local que permita o acesso do caminhão de coleta.





Foto do caminhão de coleta de entulho


O depósito de entulho é dimensionado pela empresa, definindo m³/m²/dia. O entulho deve ser retirado a cada 2 ou 3 dias.

OBS: o entulho deve ser transportado em carrinhos de mão até o depósito, quando a descarga for feita através do guincho.